( gabinetepessoal@presidencia.gov.br )
Excelentíssimo Chefe do Gabinete Marco Aurélio Santana Ribeiro,
Escrevo em razão do RE 845.779, que será decidido amanhã e pode transformar todos os banheiros públicos do país em banheiros unissex.
Em Outubro de 2022, Lula se apresentou contra o banheiro unissex, que disse ser uma idéia saída “da cabeça de Satanás”.
Compreendo que, se o STF decidir que os banheiros públicos podem ser acessados através de autoidentificação, os direitos das mulheres estarão violados, já que eles são divididos por sexo para nossa proteção.
Concordo com a figura de linguagem de que essa idéia saiu “da cabeça de Satanás”.
É distópico que exista alguma polêmica em mulheres não quererem pessoas do sexo masculino em espaços em que estão vulnerávéis. É estarrecedor que precisemos lutar para manter proteções tão simples de pé. E é assustador saber que a população não vai nem mesmo entender o que está acontecendo, que as mulheres estarão sob risco de processo se se opuserem à presença de homens no banheiro.
Se pessoas do sexo masculino estão constrangidas ou se sentem intimidadas na presença de seus pares, a culpa não é das mulheres. A solução não pode ser adicionar pessoas do sexo masculino em espaços do sexo feminino.
Espero que o gabinete se movimente para impedir a “idéia de Satanás” de ir para frente, pois ela não apenas colocará milhões de mulheres e meninas sob risco, mas impactará enormemente nas próximas eleições. O Recurso Extraordinário será, com toda razão, uma fístula associada ao legado do PT. Os adversários políticos do governo não deixarão que a população se esqueça.
Agradeço desde já pela atenção,
ENVIADO!