No fim de Janeiro os veículos de comunicação do nosso país foram atingidos por uma onda que mais uma vez, trazia o mesmo dado falso às nossas praias: a notícia de que os PSMAN tem expectativa de vida de 35 anos.

Em Outubro do ano passado publicamos a tradução do artigo “A expectativa de vida de 35 anos: como uma mentira se tornou verdade”, que destrincha as origens deste dado falso. Outras pessoas já haviam dado atenção a essa informação (como o Guia Gay de São Paulo), mas ao que parece ninguém havia se atentado à planilha que deu origem a ela.

Vendo tanta desinformação dos jornais e órgãos públicos, decidimos tentar contato. Selecionamos 10 matérias que propagam tal #fakenews e mandamos emails para os responsáveis. Apenas o MPPR respondeu, confirmando o recebimento.

Queremos então convidar todas as pessoas que seguem a página para contatar esses e outros endereços, pedindo que corrijam o dado falso. Para facilitar, estamos deixando os endereços e uma sugestão de texto na lista abaixo, mas encorajamos todo mundo a se expressar individualmente. O texto também pode ser lido no nosso Instagram (@wdibrasil).

E se você souber de outra matéria que não as que listamos, mande pra gente! Vamos falar com todo mundo.


Modelo de email para enviar a veículos que publicaram a notícia falsa sobre a expectativa de vida da população autodenominada “trans”

Onda de fake news

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *